O Grupo Babitonga possui extensa experiência na elaboração de Projetos Arquitetônicos, Estruturais, Elétricos, Hidrossanitários, Legais, de Terraplenagem entre outras especialidades do setor de Engenharia Civil.
O nosso foco está em analisar a melhor maneira de atender as necessidades do cliente, para a elaboração de projetos que convertem sonhos em realidade.
Desenvolvemos Maquetes Eletrônicas (3D e renderização) para dar um "rosto" à visão de nossos clientes.
Nossos serviços:
PROJETOS ARQUITETÔNICOS
Essencial para a edificação, com ele podemos materializar uma ideia ou espaço. Com o projeto arquitetônico podemos analisar a melhor maneira de atender as necessidades do cliente. É composto por 5 etapas:
1) Pré-projeto:
O Briefing onde são levantadas as necessidades dos clientes;
2) Estudos Preliminares:
Etapa de elaboração do projeto junto ao cliente, onde serão definidas as informações técnicas, como plantas (implantação, planta baixa, cortes, fachadas e maquete eletrônica);
3) Anteprojeto:
Após a aprovação preliminar são definidas informações técnicas que auxiliam na execução da obra;
4) Projeto executivo:
Entra a concepção e representação final dos projetos e informações técnicas;
4) Compatibilização:
Compatibiliza todos os projetos complementares, para evitar qualquer erro;
PROJETOS LEGAIS
O projeto legal tem como finalidade a indicação das principais informações necessárias para aprovação de um imóvel junto à Prefeitura Municipal de Joinville, para a obtenção do Alvará de Construção.
É neste projeto que será apresentado informações relativas à localização do imóvel, descrevendo seu macrozoneamento, seu tipo de ocupação, os usos relativos aos recuos frontais, laterais e fundos, ocupação do terreno e suas principais dimensões, a taxa de permeabilidade e coeficiente de aproveitamento do lote.
Para a elaboração deste projeto, deve-se levar em consideração as instruções normativas apresentadas pela prefeitura, além de estar de acordo com o Plano Diretor de Joinville e leis complementares, como a Lei nº 470.
PROJETOS HIDROSSANITÁRIOS
Apresenta dois sistemas independentes: o sistema hidráulico (água fria e quente) e o sistema sanitário de uma edificação.
O sistema hidráulico consiste no dimensionamento das tubulações de abastecimento de água fria e quente de uma edificação, prevendo os principais pontos de utilização que partem desde a coleta da rede de distribuição de água até o ponto de consumo.
O sistema sanitário visa coletar, conduzir e afastar da edificação todos os despejos provenientes do uso adequado dos aparelhos sanitários diretamente para a rede pública coletora de esgoto ou, quando não houver, para um sistema particular de tratamento.
As condições técnicas para projeto e execução das instalações prediais de esgotos sanitários, em atendimento às exigências mínimas quanto a higiene, segurança, economia e conforto dos usuários, são fixadas pela NBR 8160.
PROJETOS ELÉTRICOS
O projeto elétrico consiste na representação do sistema necessário para o fornecimento de energia elétrica para uma edificação. As principais informações constituintes deste projeto visam apresentar o detalhamento dos circuitos elétricos, a disposição de tomadas, interruptores e lâmpadas, o dimensionamento dos eletrodutos necessários para a passagem da fiação elétrica, em conjunto com a apresentação do quadro de distribuição de cada circuito dimensionado.
PROJETOS PREVENTIVOS CONTRA INCÊNDIO
Projetos válidos para edificações novas e existentes.
Indicam quais os sistemas mínimos exigidos que uma edificação necessita para combate e prevenção contra incêndios. No estado de Santa Catarina é necessário que todas as edificações estejam em regularidade com o Corpo de Bombeiros, podendo ser analisado tanto no Corpo de Bombeiros Voluntário como no Corpo de Bombeiros Militar;
A análise da edificação leva em consideração o tipo de ocupação e a metragem quadrada da edificação, podendo ser feita de duas formas: pela apresentação do PPCI (Projeto Preventivo Contra Incêndio) ou por meio da apresentação do RPCI (Relatório Preventivo Contra Incêndio).
PROJETOS DE DRENAGEM OLEOSA
O Sistema de Drenagem Oleosa (SDO) tem a função de coletar os afluentes oleosos, remover os resíduos oleosos livre, sólidos flutuantes e sedimentáveis, assim como, destinar os efluentes para a rede coletora, corpo receptor ou para compartimento de contenção para posterior destinação em conformidade com a legislação pertinente (NBR 14605-2/2010 e Resolução Conama 430/2011).
PROJETOS ESTRUTURAIS (até 4 pavimentos)
São projetos executivos de uma construção indicando as condições que devem ser respeitadas durante a construção de uma obra, tais como: dimensão dos pilares e vigas e suas respectivas armaduras, dimensões das fundações, lajes, etc.
PROJETOS DE TERRAPLENAGEM
O projeto de terraplenagem é essencial para a construção, nele estão envolvidos um conjunto de operações como escavações, carga, transporte, descarga, compactação e acabamentos, esses serviços de operações acabam mudando as configurações naturais do terreno, tendo como objetivo a conformação das curvas de níveis, para preparar o terreno e receber a implantação da edificação.
O projeto é baseado no levantamento topográfico juntamente com o projeto arquitetônico;
Para sua elaboração, o técnico deve possuir o conhecimento do solo e suas propriedades físicas (coeficiente de adensamento, granulometria, ângulo de atrito etc...), através desses dados é possível definir os coeficientes do projeto para poder obter uma estrutura de solos adequadamente estáveis, encontrando a melhor solução utilizando-se de compensações entre as escavações e os aterros, impactando na otimização do custo da obra.
PROJETOS DE DRENAGEM PLUVIAL
Compostos por estruturas e instalações destinadas para a captação das águas provenientes da chuva, tais como: sarjetas, bueiros (também chamados de bocas de lobo), galerias, dentre outras.
Estes dispositivos são devidamente dimensionados de acordo com a intensidade pluviométrica da região para que possa assim suprir a vazão recebida de forma a obter um sistema com seção hidráulica adequada e eficaz;
A localização destes dispositivos é determinante e essencial a fim de evitar o acúmulo de águas pluviais nas superfícies de pavimentos e direcionar corretamente para a rede pública de drenagem pluvial.
PROJETOS DE PAVIMENTAÇÃO
Contempla o dimensionamento adequado das camadas que irão suportar o tráfego de veículo incidentes. A estrutura do pavimento é composta por sub-base, base e revestimento em conjunto com um sistema de drenagem pluvial devidamente dimensionado e implantado.
Deve ser elaborado considerando, além de outras variáveis, aspectos como a base do terreno onde será implantado, a projeção do fluxo de veículos esperado e o clima do local;
Este tipo de projeto abrange desde calçamentos e até mesmo pisos interiores com intuito de ampliar a durabilidade e a capacidade dos materiais utilizados para suportar o tráfego de veículos e pedestres.
PROJETOS DE IMPLANTAÇÃO DE POSTOS DE COMBUSTÍVEIS
Elaboração de um projeto contendo a localização das tancagens, dos combustíveis armazenados, das bombas de combustível, junto com suas linhas de sucção.
No projeto é indicado ainda a localização dos respiros dos tanques (vents), a localização dos poços de monitoramento, sistemas separadores de água e óleo e contenção da pista de abastecimento, com os detalhamentos necessários e informações para a execução.
PROJETOS DE CONTROLES AMBIENTAIS
Destinados a indicar todos os controles ambientais presentes no empreendimento/edificação, tais como lixeiras, sistemas de canaletas e contenções, caixas separadoras, localização do sistema de tratamento de esgoto, entre outros.
Este projeto é parte necessária em determinados processos de licenciamento ambiental e auxilia na exposição de forma clara de quais medidas mitigadoras e compensatórias são utilizadas no local.